Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Calma e pára o baile que agora até sinto mais responsabilidade em escrever depois do "Destaque" do SAPO (perdoem-me, mas estou ainda um pouco embevecida pelo facto e a rebentar de orgulho, se calhar até nem é nada demais, mas deixem-me lá ser tolinha momentaneamente).

 

Ora bem, Rentrée - é disso que vim aqui falar.

 

Resumo de posts anteriores - Vaga para ocupar no emprego:

Fiquei com o emprego que queria, no local que queria. Ufa! Sofri durante as férias.

Quando recebi uma mensagem a dizer que tinha ficado colocada onde queria (pronto, pronto, vou revelar: sou professora) dei um grito no carro. O meu marido ia a conduzir assustou-se, a família sentada no banco de trás pensou que íamos ter um acidente e eu a chorar de alegria. Parecia cena de um filme de comédia romântica. Fiquei constrangida e a pedir desculpa à malta a noite toda pelo susto, mas pedi que me compreendessem pois estava numa ansiedade há semanas. Eles riam-se e aumentavam a cena só para me verem aflita. Malandros! (Amos-os!!!)

 

Chegada à escola na segunda-feira:

Fiquei a saber que vou ter os mesmos miúdos. Permitam-me: "Caraças, consegui!"

Eu já tinha uma estratégia toda escrita num papel caso ficasse lá.

O meu marido: "Mas porquê esse trabalho todo durante as férias se nem sabes que lá ficas e se ficas com os mesmos miúdos?" - pois, mas quando se gosta do que se faz até nas férias estamos a pensar na Rentrée e a conspirar que seja no mesmo sítio.

Eu adoro ver aqueles miúdos a superarem-se e adoro ainda mais ser eu o veículo da sua superação.

(Bolas, estou para aqui quase a chorar).

O pobre do meu marido triste pelas férias terminarem, eu ansiosa por regressar e ao mesmo tempo um misto de depressão pós férias. É uma dicotomia ser professor, quer-se ter férias e descanso, e ao mesmo tempo quer-se regressar. Pelo menos os que gostam (conheço mais colegas como eu).

 

A reunião geral de receção aos professores:

Caramba, há coisa mais bela do que vermo-nos todos outra vez? Distribuir beijos e abraços. Relembrar peripécias? Desconfio que não haja momento mais de alento do que este no início do ano letivo. Só mesmo o final do ano quando os miúdos nos agradecem e dizem que querem-nos para o ano como professores (os meus queriam fazem um abaixo-assinado - ri muito - não foi necessário a professorinha voltou).

Agora estamos em reuniões. Cada dia que me levanto para ir trabalhar é uma energia que penso: "Porque raio não me sinto assim o ano inteiro?" Vamos desmorecendo de cansaço, de burocracia em burocracia. Mas agora não quero pensar nisso, quero pensar nos meus miúdos e nas estratégias montadas para os levar ao sucesso. É ano de Exame Nacional senhores, deveras importante.

 

Esclarecimento:

Quando num post falei do meu chefe, é porque havia um horário que ele não sabia se ia colocar a concurso e se colocasse era essa a minha oportunidade de regressar (apesar de que o concurso dita as regras e podia sempre não me calhar). Regressei sim, suado, mas conseguido. 

Os colegas analisaram e verificaram que iam precisar efetivamente de um horário completo já para este concurso de agosto. Isto de horários é mais complexo do que parece. Era para ser um horário de 15 horas, mas ao desdobrar turmas pode ficar-se com mais horas. A logística de uma escola é complicada. "Só quem está dentro é que sabe o que lá vai dentro". E os meus superiores são pessoas cinco estrelas e muito organizadas, mas este horário estava a dar dor de cabeça a toda a gente.

Muito entusiasmada por regressar onde tenho sido feliz nos últimos anos.

 

Feliz Ano Novo:

É nesta altura que sinto sempre a viragem do ano desde que me tornei professora. É quando começam novas oportunidades, vimos de cabeça descansada das férias, temos projetos novos para fazer acontecer, compra-se material escolar novo (my guilty pleasure), conhecem-se caras novas, revê-se as antigas (nem sempre, quando ficamos em outra escola), mudança de estação, ou seja, do calor para o frio, enfim, tudo o que exige uma mudança na vida.

Pela escola só se ouve entre docentes e não docentes: "Feliz Ano Novo!" ou "Bom Ano!"

Parece mesmo janeiro e eu adoro. Não há como não gostar deste carinho de comunidade de uma escola.

 

O melhor ainda está por vir:

O primeiro dia de aulas é sempre:

"Olha a Stôra!"

"Ficou cá outra vez, Stôra?" (com largo sorriso na cara)

Ou ainda não ter entrado na escola, mas pela vedação os miúdos dentro da escola vão me acenando e chamando. "Olá Stôra!" "As férias foram boas?"

É impagável o sentimento de gratidão que sentimos por termos dado tanto de nós a estes miúdos. É uma verdadeira recompensa: o carinho deles por nós.

Os meus miúdos!

Ansiosa pelo primeiro dia de aulas, já tinha dito?  

 

Retrocedendo:

As férias foram boas. Acho que não apanhava um bronze (saudável) já há muitos anos. Tal foi a praia e a piscina que fiz este ano. Este ano foi à séria.

Deu para descansar.

Mal vi redes sociais. Foi mesmo família e livros. Televisão: "Salto de Fé!" - fiquei viciada, vinha para "casa" religiosamente (até é irónico) ver os episódios (RTP1, às 21h, viam?).

Percebi que posso ignorar a maldade se responder com bondade. Foi uma decisão que tomei durante as férias. Lembram-se do "Desadequadamente", pois bem, quem me responder mal, fizer mal ou falar mal de alguém à minha frente vou responder com bondade, dar a perspetiva positiva, dizer que não discuto pessoas, pode ser que o outro lado mude o mood. Está decidido. Quero lá saber da maldade dos outros. Quero o positivo. O lado bom. Eu sei que o lado mau existe, mas caramba, não o quero pra mim. Já me chega os infortúnios da vida, de saúde, económicos e por aí vai.

 

Que seja uma Rentrée cheia de momentos positivos, de aprendizagem e de dias felizes.

 

FELIZ ANO NOVO!!! 

 

 


7 comentários

Imagem de perfil

Helena 06.09.2024

Que bom!!! Que boas notícias! Acho esse lema que definiste para ti" responder com bondade e ignorar a maldade", ótimo! Já agora, bom ano e que corra tudo bem! PS Eu também sou professora!
Imagem de perfil

April 06.09.2024

Bom ano também, colega!

Sim, como diz o cliché: "o bem sempre vence o mal."
Imagem de perfil

Ana D. 06.09.2024

Que seja um bom ano letivo!
É bom ler professores com esta atitude!
Obrigada!
Imagem de perfil

April 06.09.2024

"pelo comentário" - a tecla escapou.
Sem imagem de perfil

s o s 06.09.2024

ainda antes de o leitor ter chegado á parte do "responder com bondade" já tinha decidido manifestar o apreço por esta mostra do paraiso...

Feliz ano novo.
Imagem de perfil

April 07.09.2024

Só posso responder assim: Obrigada!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2024
  2. JAN
  3. FEV
  4. MAR
  5. ABR
  6. MAI
  7. JUN
  8. JUL
  9. AGO
  10. SET
  11. OUT
  12. NOV
  13. DEZ